Fórum de Oncologia Pediátrica

Debates, cursos e grupos de trabalho entre profissionais de saúde, gestores do SUS e organizações sociais para propor melhorias na rede de tratamento.

O Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP) é um evento bienal que constrói, a partir de discussões e trocas de experiências, propostas que influenciam na (re)definição de políticas públicas para a melhoria da rede pública de tratamento oncológico do Rio de Janeiro. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade para o câncer infantojuvenil.

O FOP é um espaço coletivo inovador que privilegia o debate multiprofissional. Ao final do evento, é elaborada uma Carta de Recomendações com propostas sobre o acesso ao tratamento, formação profissional, informação em saúde e princípios do SUS. Esse documento é entregue aos gestores de saúde, representantes de universidades e organizações não governamentais relacionadas aos temas discutidos. Os avanços e desafios são monitorados pelo Instituto Desiderata entre cada edição e apresentados no Fórum seguinte.

Entrada do tema do câncer infantojuvenil na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.

Início do processo de unificação dos sistemas de regulação do estado e do município do Rio de Janeiro.

Elaboração da Cartilha de Orientações para Cuidadores e Pacientes por equipes multiprofissionais dos hospitais públicos que tratam pacientes com câncer no Rio de Janeiro.

1385 participantes, 102 palestrantes nacionais e internacionais.

37 temáticas abordadas em grupos de trabalho, apresentações, cursos, oficinas e encontros.