Quem somos
O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada há 15 anos, com uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, promove ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.
Desde sua origem, o Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia seu compromisso e atuação para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e fatores de risco, como obesidade infantojuvenil.
As DCNTs são as principais causas de óbito no mundo e geram perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos para governos, famílias e sociedade em geral.
A atuação do Instituto Desiderata alinha-se ao plano de ação da agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelos países como compromisso global para um mundo sustentável e melhor para todas as pessoas em todos os lugares. Nossas ações têm como objetivo atender, principalmente, a meta 3.4 dos ODS: “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”.
Nossa Missão
Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.
Nosso Sonho
Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.
Manifesto
Para melhorar a vida de crianças e adolescentes trabalhamos coletivamente e fazemos acontecer. E assim iniciamos uma história de transformação.
Onde se pode enxergar desafios de saúde complexos e insolúveis, vemos a oportunidade de fazer a diferença. Mapeamos os problemas, identificamos quem e como. Articulamos indivíduos e instituições em busca da solução, produzindo mudanças sociais de interesse coletivo.
Articular para aproximar, para mobilizar, para engajar, para solucionar, para transformar causas, projetos, sonhos e vidas.
Linha do tempo
Conselho
Conselho Deliberativo
Guilherme Frering
Antonia Frering
Arminio Fraga
Conselho Consultivo
Beatriz Cardoso
Heloisa H Oliveira
Luciano Huck
Marcos Moraes
Paula Guedes
Rafael G Martinez
Rodrigo Capistrano
Sergio Bermudes
Wanda Engel
Conselho Fiscal
Joaquim Dias
Eduardo Poggi
Maria Fernanda Carvalho
Equipe

Claudia Bezerra
Coordenadora de Projeto
Graduada em Tecnologia em Processamento de Dado e Pós-Graduanda em UX Design / Arquitetura da Informação. Experiência no gerenciamento de projetos de TI e há 10 anos trabalhando em projetos ligados à área da saúde.

Roberta Costa Marques
Diretora Executiva
Mestre em Economia Aplicada pela USP, pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio e especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atuou sempre como gestora de organizações sociais. Em 2017 foi eleita Young Leader da União Internacional de Controle do Câncer (UICC).

Natália Carcione
Gerente Administrativa
Administradora especialista em sustentabilidade, sempre atuando na gestão de organizações do terceiro setor em projetos de educação, cultura, assistência social, esporte e saúde.

Luiza Rudge
Gerente de Desenvolvimento Institucional
Pós-graduada em Marketing pela PUC-Rio, trabalhou por mais de 10 anos com Comunicação e Marketing em grandes empresas e agências, com relacionamento com clientes e gestão de projetos. Migrou para o terceiro setor buscando unir seus valores pessoais à vida profissional.

Laurenice Pires
Gerente de Saúde
Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e especialista em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Há mais de 15 anos atuando na área social, tem como áreas de conhecimento e interesse políticas públicas de saúde e assistência.

Evelyn Kowalczyk
Analista de Projetos
Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ), residente em Saúde Pública (UFRJ) e especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (ENSP/FIOCRUZ). Experiência de mais de 5 anos em avaliação de serviços e políticas públicas de saúde e em epidemiologia aplicada, com interesse em doenças crônicas ou negligenciadas.

Fábia Andérez
Gerente de Comunicação
Pós-graduada em Jornalismo de Agência Internacional (Univ. Rey Juan Carlos/Agencia EFE – Madrid), é Jornalista (UFRJ), bacharel em Direito (UERJ) e apaixonada por conectar pessoas e mundos. Após 15 anos de atuação em meios de comunicação, agências e empresas, decidiu ressignificar sua história e abraçar a luta contra o câncer.
Parceiros







